Cidades

Mato Grosso é um estado brasileiro que possui uma rica e diversa cultura, influenciada por diferentes povos, como indígenas, portugueses, africanos e espanhóis. Alguns aspectos da cultura mato-grossense são:

Danças e Músicas: o estado tem vários ritmos típicos, como o cururu, o siriri, o rasqueado, o congo e o chorado. Essas danças e músicas são marcadas pelo uso de instrumentos como a viola de cocho, o ganzá, o mocho e o adufe. As danças expressam a religiosidade, a história e a alegria do povo mato-grossense.

Artesanato: o estado tem uma forte tradição artesanal, que reflete o modo de vida de cada região. Os indígenas preservam a arte de confeccionar cocares, colares, brincos e pulseiras com materiais da natureza, como sementes, penas e pigmentos1. Outros produtos artesanais são as redes, as cerâmicas, as esculturas em madeira e os bordados.

Culinária: a gastronomia mato-grossense tem influências indígenas, portuguesas e africanas, resultando em pratos de dar água na boca. Alguns ingredientes típicos são o pequi, a banana-da-terra, o peixe e o arroz. Alguns pratos famosos são: o bolo de arroz, a mojica de pintado, a Maria Isabel e a farofa de banana.

Cidades: Mato Grosso tem cidades que se destacam pela sua beleza natural, histórica e cultural. Algumas delas são:

Cuiabá: a capital do estado é conhecida como a “cidade verde”, por ter muitas árvores e parques. É também um centro cultural, onde se pode apreciar as danças, as músicas e a culinária típicas do estado.

Chapada dos Guimarães: uma cidade que abriga um dos mais belos parques nacionais do Brasil, com cachoeiras, cavernas, mirantes e formações rochosas impressionantes. É também um lugar de grande valor histórico e religioso.

Poconé: uma cidade que fica na entrada do Pantanal, a maior área úmida do mundo. É famosa pela sua festa de São Benedito, que inclui a dança dos mascarados e a cavalhada. É também um destino para quem gosta de ecoturismo e observação da fauna e flora pantaneiras.

Vila Bela da Santíssima Trindade: uma cidade que foi a primeira capital de Mato Grosso, fundada em 1752. É um lugar que preserva a sua arquitetura colonial e as suas tradições culturais, como o chorado e a festa do Congo.

Segue as demais cidades:

Acorizal

- Água Bôa

Alta Floresta

- Alto Araguaia

- Alto Garças

- Alto Paraguai

- Alto Taquari

- Apiacás

- Araguaiana

- Arenápolis

- Aripuanã

- Barão de Melgaço

Barra do Bugess

- Barra do Garças

- Cáceres

- Campo Novo do Parecís

- Campo Verde

- Campos de Júlio

- Canarana

- Chapada dos Guimarães

- Colíder

- Comodoro

- Confresa

- Cuiabá

- Diamantino

- Guarantã do Norte

- Guiratinga

- Itiquira

- Jaciara

- Juina

- Juara

- Lucas do Rio Verde

- Matupá

- Mirassol d'Oeste

- Nobres

- Nossa Senhora do Livramento

- Nova Marilândia

- Nova Mutum

- Nova Olímpia

- Nova Xavantina

Paranatinga

- Pedra Preta

- Peixoto de Azevedo

- Poconé

- Pontes e Lacerda

- Poxoréu

- Primavera do Leste

- Querência

- Rondonópolis

- Rosário Oeste

- Santo Afonso

- Santo Antonio de Leverger

- São José do Rio Claro

- Sapezal

- Sinop

- Sorriso

- Tangará da Serra

- Várzea Grande

- Vila Bela da Santissima Trindade

Nenhum comentário: