Aprosoja MT participa da abertura da colheita do milho em Goiás

O evento reuniu produtores e empresas de setor produtivo, trazendo um panorama da safra atual e perspectivas de mercado.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) participou, nesta sexta-feira (26.06), da Abertura Estadual da Colheita do Milho 2ª Safra, realizada em Mineiros (GO). O evento reuniu produtores rurais, lideranças do setor e representantes de empresas do agronegócio para discutir o cenário da safra, perspectivas de mercado e alternativas para ampliar a competitividade da cadeia produtiva.

Representando a Aprosoja MT e a Aprosoja Brasil, o presidente da entidade mato-grossense e presidente interino da Aprosoja Brasil, Lucas Costa Beber, compartilhou a experiência de Mato Grosso na industrialização do milho, especialmente com a expansão da produção de etanol.

"Mato Grosso hoje é o maior processador de milho para produção de etanol do país. Industrializar a produção dentro do estado agrega valor ao grão, gera desenvolvimento econômico, aumenta a arrecadação e cria novas oportunidades para o produtor rural", destacou.

Lucas Costa Beber também ressaltou que a integração entre as associações fortalece a representação dos produtores em âmbito nacional. "Cada estado tem suas particularidades, mas a união das Aprosojas fortalece a defesa dos interesses dos produtores e amplia nossa representatividade junto ao setor político, para que as demandas do campo sejam cada vez mais atendidas."

O presidente da Aprosoja Goiás, Clodoaldo Calegari, afirmou que o evento ocorre em um momento importante para discutir os desafios enfrentados pelos produtores goianos, especialmente diante das perdas registradas na segunda safra.

"Queremos mostrar a realidade da segunda safra em Goiás, discutir as perspectivas de comercialização e apresentar caminhos para agregar valor à produção. Goiás tem potencial para atrair indústrias e transformar esse milho aqui mesmo, em vez de destiná-lo apenas à exportação", afirmou.

Para o produtor rural Alberto de Oliveira Carvalho, associado da Aprosoja Goiás, a abertura da colheita representa um momento de integração entre os produtores e fortalecimento das entidades que representam o setor.

"É uma satisfação receber esse evento em Mineiros. Além de marcar simbolicamente o início da colheita, é uma oportunidade de reunir produtores, trocar experiências e fortalecer quem trabalha em defesa do agro."

A programação também contou com palestra do economista Paulo Molinari, que apresentou uma análise das perspectivas para os mercados de soja e milho na safra 2026/27. Entre os temas abordados estiveram o comportamento dos preços, os efeitos do clima, do câmbio, da oferta e demanda mundial, além dos impactos da quebra da safra goiana sobre o mercado brasileiro.

“Nosso objetivo é mostrar ao produtor o que está acontecendo nos mercados de soja e milho para que ele tenha uma visão realista do cenário e possa definir a melhor estratégia de comercialização para a próxima safra. Debatemos tudo o que influencia a formação dos preços: clima, câmbio, oferta e demanda mundial, além de avaliar se a quebra da safra em Goiás terá impacto no mercado brasileiro", explicou Molinari.

O encontro reforçou a importância da troca de experiências entre estados produtores e da busca por estratégias que promovam maior agregação de valor ao milho, ampliando a competitividade e o desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira.

Por Raiane Florentino - Assessoria de Comunicação
Foto: Aprosoja MT/Mateus Dias

Nenhum comentário: