NOTÍCIAS DE CUIABÁ - Prefeitura recebe equipe cuiabana de futsal de surdos antes de mundial na Argentina

A equipe cuiabana de futsal de surdos foi recepcionada pelo prefeito de Cuiabá na terça-feira (17), durante o feriado de Carnaval, em encontro realizado no gabinete municipal. A visita marcou o reconhecimento do município ao grupo de atletas que representará a cidade e o Brasil em uma competição internacional inédita para a modalidade. Participaram do encontro os vereadores Dilemario Alencar, Fellipe Corrêa, Samantha Iris, o secretário Jefferson Neve e o adjunto de inclusão Andrico Xavier.

O time da Associação de Surdos de Cuiabá (ASC) é uma das duas únicas equipes do país classificadas para disputar o 1st World Deaf Club Futsal Championships, campeonato mundial de futsal de clubes voltado a atletas surdos. A outra equipe brasileira participante é da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. A competição será realizada entre os dias 20 de fevereiro e 3 de março de 2026, em Buenos Aires, na Argentina, reunindo equipes de diferentes países e promovendo a inclusão por meio do esporte.

Durante a recepção, os atletas e a comissão técnica destacaram a importância da oportunidade de competir em nível internacional, levando o nome de Cuiabá para fora do país e fortalecendo o esporte adaptado no município. O encontro também simbolizou o incentivo institucional ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas à inclusão esportiva.

A participação da delegação cuiabana na competição internacional conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, viabilizado por termos de fomento firmados com a Associação de Surdos de Cuiabá. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares dos vereadores Dilemário Alencar e Fellipe Correa, destinadas ao custeio de passagens, hospedagem, alimentação, uniformes e demais despesas necessárias para a participação de 19 surdoatletas e integrantes da comissão técnica no campeonato mundial.

Fonte: Ulisses Lalio - Ass Sec Comunicação Prefeitura de Cuiabá
Crédito: Erlan Aquino

Nenhum comentário: