O Apro360, podcast da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), recebeu, nesta quinta-feira (12.02), o deputado federal Coronel Assis, para um bate-papo sobre sua atuação no Congresso Nacional e pautas estratégicas ligados à segurança pública, educação e desenvolvimento econômico. Acompanhado do presidente da entidade, Lucas Costa Beber, e da jornalista Fernanda Trindade, o deputado federal ressaltou suas principais bandeiras defendidas, sempre com foco na construção de políticas públicas que garantam competitividade, segurança jurídica e infraestrutura adequada ao setor produtivo.
Mato-grossense, nascido em Várzea Grande, Coronel Assis destacou a vivência em diferentes regiões do estado e a transformação promovida pelo avanço do agronegócio. “Por ser policial militar, tenho uma visão mais ampla do que restrita, já que não atuei apenas em uma região. Como oficial do Bope, operamos em praticamente todos os cantos de Mato Grosso, o que nos permitiu acompanhar de perto a mudança do perfil econômico do estado. Esse processo começou lá atrás, com a pecuária e a mineração ainda bastante modesta. Com a chegada e a consolidação do agronegócio, vimos um salto significativo no desenvolvimento. Mas é importante destacar que não existe desenvolvimento sem segurança. E foi essa combinação que nos permitiu observar toda essa transformação. Não há dúvidas de que o agronegócio mato-grossense tem um papel preponderante no crescimento do estado e do país, especialmente no equilíbrio da balança comercial brasileira”, afirmou o coronel.
Para o parlamentar, o avanço do agronegócio foi determinante para impulsionar a economia local, gerar empregos, movimentar o comércio e agregar valor à produção, refletindo diretamente na qualidade de vida da população. “Sou testemunha dessa transformação e posso falar com propriedade sobre o impacto do agro no desenvolvimento do nosso estado. Hoje, como deputado federal, ao sobrevoar Mato Grosso, é possível ver claramente a mudança no perfil produtivo, com áreas antes destinadas predominantemente à pecuária sendo incorporadas à agricultura. Isso traz desenvolvimento, porque envolve maquinários de alto valor agregado, insumos modernos e tecnologia, além de movimentar intensamente o comércio local. Então, hoje, graças a Deus, nós temos o agro. Se nós não tivéssemos o agro, o Brasil estava quebrado”, salientou coronel Assis.
Durante o bate-papo, o Coronel Assis destacou ainda que a segurança no campo é um dos pilares fundamentais para garantir a produção e a tranquilidade das famílias rurais. Nesse contexto, relembrou a criação do programa Patrulhamento Rural Georreferenciado, implantado durante sua gestão, com apoio da Aprosoja Mato Grosso.
“Quando estive à frente do comando da Polícia Militar, criamos o Patrulhamento Rural Georreferenciado, um projeto que revolucionou o policiamento no campo. Antes, quando ocorria um crime em uma fazenda, a polícia muitas vezes enfrentava dificuldades para localizar a propriedade. Hoje, as fazendas são identificadas por placas e georreferenciadas, permitindo que, ao informar o número da propriedade, a equipe policial chegue rapidamente ao local por meio do GPS. Além disso, investimos fortemente na capacitação dos policiais, porque o policiamento rural é diferenciado e se baseia na confiança, na proximidade e no relacionamento com o produtor”, explicou.
Defensor e incentivador do ensino cívico-militar no sistema educacional de Mato Grosso, Coronel Assis também destacou a relevância desse modelo pedagógico para a formação de crianças e adolescentes, enfatizando valores fundamentais para a convivência em sociedade. “Estamos caminhando para chegar a 200 escolas cívico-militares em Mato Grosso, o que considero extremamente positivo. Esse modelo não tem o objetivo de ser melhor ou pior do que os demais, mas de oferecer uma opção dentro do arcabouço do ensino estadual. São escolas regulares, como outras, mas que adotam parâmetros comportamentais diferenciados, como hierarquia, disciplina, civismo e patriotismo. Valores que, muitas vezes, acabam sendo deixados em segundo plano. E, acima de tudo, trabalhamos o respeito ao colega, ao professor, aos símbolos nacionais e a si mesmo, que considero o maior de todos os valores”, destacou.
O quadro Apro Entrevista tem como proposta abordar temas de relevância estratégica para o agronegócio e promover o diálogo com autoridades e lideranças, ampliando a compreensão sobre seu papel na defesa do setor produtivo mato-grossense. O episódio completo está disponível no YouTube e no Spotify da Aprosoja Mato Grosso.
Por Marina Cintra - Assessoria de Comunicação
Crédito: Aprosoja MT
Ouça na Rádio Aprosoja MT:
Assista no Youtube:
Veja fotos:

Nenhum comentário:
Postar um comentário