Em comemoração aos 10 anos do Centro Tecnológico (CTECNO) Parecis da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), o centro de pesquisa realizará no dia 15 de janeiro, às 7h30, em Campo Novo do Parecis as visitas técnicas que irão apresentar aos produtores um compilado dos principais resultados obtidos ao longo dos anos. O objetivo é oferecer um panorama claro e aplicável das pesquisas desenvolvidas, contribuindo para a tomada de decisão nas propriedades rurais mato-grossenses.
A programação começa pela manhã com a cerimônia de abertura e palestras de dois nomes de destaque nacional: o biólogo e apresentador Richard Rasmussen e o produtor rural e ex-ministro da Agricultura Antônio Cabrera. No período da tarde, os participantes poderão percorrer as áreas experimentais do CTECNO Parecis, conhecendo de perto estudos de longa duração, ensaios com herbicidas e outras pesquisas que vêm orientando práticas de manejo eficientes nas lavouras. De acordo com o vice-presidente Sul da Aprosoja MT e coordenador da comissão de defesa agrícola, Fernando Ferri, o CTECNO Parecis tem sido fundamental para qualificar a gestão da lavoura e fortalecer a tomada de decisão dos produtores.
“São 10 anos de trabalho, de resultado, avaliando diversos nutrientes, onde é possível visualizar a exaustão de alguns nutrientes no campo. Isso traz ao produtor uma grande experiência visual, que você vai lá e enxerga isso no campo. Os trabalhos e as experiências do CTECNO auxiliam o produtor diretamente no resultado da sua safra, se ele seguir o que tem sido feito lá, ele vai conseguir agregar em produtividade e lucratividade, que são missão e visão da nossa entidade. Trazer um retorno ao nosso associado para que ele esteja bem nos momentos de dificuldade, então é uma data importante”, afirmou Ferri.
A pesquisadora do CTECNO Parecis, Daniela Facco, explica que o grande diferencial da edição deste ano é justamente a consolidação de uma década inteira de resultados. “O objetivo principal do evento deste ano, como é o décimo ano com resultados de pesquisa, é trazer para o produtor um compilado do que já foi observado ao longo desses anos. Quais manejos deram mais resultados e foram mais eficientes e econômicos, então será um resumo da pesquisa e dos principais resultados. Isso vai auxiliar o produtor na tomada de decisão na hora de aplicar um manejo em sua propriedade. O grande benefício dos produtores, será o acesso a esse compilado dos principais resultados de pesquisa obtidos ao longo desses 10 anos, proporcionando uma previsibilidade muito boa da resposta que ele pode ter dentro da sua propriedade”, explicou Daniela.
Para Fernando Ferri, as visitas técnicas oferecem ao produtor a oportunidade de visualizar, em campo, diferenças práticas e resultados concretos gerados pelos estudos realizados.
“Eu gostaria de reforçar o convite a todos os nossos associados. Nós vamos ter lá uma visita ao campo que você enxerga essa diferença que dá na exaustão de potássio, as doses de calcário e na palhada, por exemplo. Além de duas palestras magnas que são pessoas de nível nacional, o Richard Rasmussen que é um biólogo que está levando a mensagem que o agro é conservador para o Brasil para o mundo e o Antônio Cabreira que já foi nosso ministro da agricultura que tem um vasto conhecimento sobre agricultura e que tem sido um parceiro nessa divulgação de como o agro brasileiro é sustentável e produtivo e é o que o mundo precisa. Isso é o que nós sabemos fazer de melhor. Somos os agricultores mais eficientes do mundo e a gente tem que ter pessoas que falam bem e ir lá para ver a sustentabilidade e a produtividade que temos alcançado em solos de baixo teor de argila. É um orgulho para nós da diretoria estar comemorando esses 10 anos e levando essa mensagem para o produtor em uma data tão importante”, convidou Ferri.
As inscrições para o evento já estão disponíveis no site https://eventos.aprosoja.com.br/
Por Marina Cintra - Assessoria de Comunicação
Faça sua inscriçao aqui:

Nenhum comentário:
Postar um comentário