NOTÍCIAS DA APROSOJA - Agrosolidário leva nutrição e qualidade de vida às crianças da APAE em Querência

A Aprosoja MT, por meio do programa, contribui com o desenvolvimento de 130 matriculados na associação.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) contribui com a nutrição e alimentação de mais de 30 mil famílias por ano. Umas das instituições atendidas pelo projeto Agrosolidário é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Querência. No local, mais de 130 pessoas, de crianças a idosos, estão matriculadas e são atendidas diariamente com diversos tipos de terapias. Há 13 anos a Aprosoja MT contribui com o desenvolvimento dos assistidos pela associação.

A mãe da aluna Eloah Helfenstein, de 11 anos, diagnosticada com a Síndrome de Phelan-McDermid, Denise Helfenstein, afirmou que a filha ganhou peso após consumir a bebida de soja na APAE. Ela explicou que Eloah tem alergia a proteína do leite de vaca e por isso ela não pode consumir nada que contenha o produto. Além disso, Denise contou que receber a bebida de soja da APAE contribuiu para a economia da família.

“Eloá tem uma alergia a proteína do leite de vaca, é uma alergia bem grave. Então não é intolerância à lactose, produtos zero lactose são cheios de proteína do leite. Ela não pode o contato com nenhum tipo de leite. A bebida de soja veio substituir o leite comum e é importante na nutrição dela, ajuda no ganho de peso, ajuda ela no desenvolvimento muscular também. Tem sido muito bom, ela está mais gordinha, engordou, ganhou peso bem, porque além de tudo ela é cardíaca, então ela tem uma dificuldade no ganho de peso mesmo e hoje em dia ela está bem”, conta.

Eloah foi matriculada na APAE em 2019 e desde então ela recebe apoio e faz os tratamentos de hidroterapia, ecoterapia, psicoterapia e outros acompanhamentos. Todo o tratamento é fornecido pela instituição, pois a síndrome rara da Eloah, se não for tratada adequadamente, pode fazer com que ela perca a mobilidade.

Vitória Guillardi, de 12 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também é assistida pela APAE de Querência e atua como atleta na associação. A mãe dela, Mayrusa Guillardi, explicou que a introdução da bebida de soja na alimentação da Vitória foi muito importante, pois ela possui uma doença que deixa o intestino mais sensível, dificultando a ingestão de alguns alimentos e na absorvição dos nutrientes.

“A bebida de soja veio para melhorar a qualidade de vida dela em relação à alimentação diária. Ela geralmente come com uma fruta, acrescento na preparação do bolo e de outros alimentos em várias ocasiões do dia. A bebida de soja ajuda que ela não fica estufada, não fica reclamando de dor na barriga, porque antes ela sentia muito desconforto abdominal, então ela tinha uma dor constante e reclamava de dor abdominal. Então teve essa melhora e foi significativa”, explica.

No local, crianças, adultos e idosos tem acesso às terapias, ecoterapia, fisioterapia, hidroterapia, apoio pedagógicos e outros estímulos para o desenvolvimento. A bebida de soja é fornecido para as pessoas com seletividade alimentar, como afirmou a Coordenadora da APAE de Querência, Fátima Beatriz Hermann.

“A bebida de soja, ela vem contribuir muito com a alimentação escolar. Ela é servida diariamente para aqueles alunos que tem seletividade alimentar, então a gente serve como suco e a gente também faz vitamina. Ele tem uma boa aceitação e é uma bebida completa. Só vem colaborar com a parte nutricional dos nossos atendidos aqui na APAE.”, afirma.

Fátima, que também é professora na APAE, agradeceu a contribuição dos produtores rurais e da Aprosoja MT com as pessoas matriculadas na associação, pois além da nutrição, os assistidos recebem a bebida de soja para levar para casa e economizar com a alimentação.

“A gente só tem muita gratidão pela Aprosoja MT, por essa grande parceria e que tem nos ajudado muito na parte nutricional dos nossos atendidos, como falei, desde a estimulação da criança de 1 ano e 6 meses até de quem está em fase de envelhecimento. Então essa bebida vem só enriquecer a parte nutricional e nos ajudar na alimentação escolar”, agradece.

O Agrosolidário é um projeto da Aprosoja MT que está há 16 anos contribuindo com a nutrição e o desenvolvimento de crianças a idosos em todo o estado e no Distrito Federal. Histórias de melhorias e superação como as da Eloah e Vitória fazem com que a entidade siga firme no propósito de contribuir com os mais vulneráveis. Toda a ação só é possível devido ao apoio dos mais de 9,2 mil produtores rurais associados.

Por Bruna Cardoso - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: