O Sesc-MT promove, no mês de novembro, o Curso de Dança Regional – Siriri, no Sesc Cáceres, com aulas ministradas pela professora Amanda Barbosa. A atividade é gratuita e as inscrições estarão abertas a partir do dia 31 de outubro, na unidade.
As aulas acontecem de 4 a 27 de novembro, sempre às terças e quintas-feiras, das 15h às 18h, e são voltadas ao público interessado em conhecer e vivenciar uma das manifestações culturais mais representativas de Mato Grosso.
O curso faz parte das ações formativas do projeto Sesc Raízes, iniciativa do Sesc Mato Grosso que valoriza as expressões artísticas regionais e promove atividades que aproximam o público das tradições culturais do estado.
Com o objetivo de preservar e difundir o siriri, o curso propõe o aprendizado dos movimentos, ritmos e expressões que compõem essa dança tradicional, estimulando o respeito às raízes culturais e o fortalecimento das identidades regionais.
Com influências indígenas, africanas e europeias, a dança é marcada por toadas simples, coreografias em pares e o uso de instrumentos típicos como a viola de cocho, ganzá e tambor.
Dançado em festas religiosas e eventos comunitários, o siriri expressa o cotidiano, a fé e os costumes locais. Reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso, a dança é mantida viva por grupos folclóricos e comunidades que transmitem a prática de geração em geração. Mais do que uma dança, é símbolo da identidade e resistência cultural.
A iniciativa integra as ações do programa Cultura do Sesc-MT, que busca incentivar a formação artística e o acesso gratuito a atividades culturais em diferentes municípios do estado.
Serviço:
- Curso de Dança Regional – Siriri – Sesc Cáceres
- Período: 4 a 27 de novembro
- Horário: terças e quintas, das 15h às 18h
- Valor: gratuito
- Inscrições: a partir de 31 de outubro direto na unidade
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.
Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Por Daniele Danchura - Comunicação SESC-MT

Nenhum comentário:
Postar um comentário