Aprosoja MT destaca papel da soja e do milho no Congresso Mundial da Carne

Associação é uma das patrocinadoras do evento e apresenta estande exclusivo que destaca o papel dos grãos na produção de carne e nos produtos do dia a dia.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) participa do World Meat Congress (WMC) – Congresso Mundial da Carne, realizado de 28 a 30 de outubro de 2025, em Cuiabá. A entidade é uma das patrocinadoras do evento e marca presença com um estande exclusivo, criado especialmente para a ocasião, com o objetivo de mostrar como a soja e o milho são fontes essenciais de proteína, energia e fibras para os animais.
O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, reforça a importância da integração entre agricultura e pecuária, destacando que os avanços tecnológicos e produtivos dos grãos têm contribuído diretamente para o aumento da eficiência na produção de carne no Brasil.

“É muito importante andarmos de mãos dadas ambos os setores. A nossa agricultura tem avançado no Brasil em áreas de pecuária, desde a década de 1970 o rebanho brasileiro aumentou e enquanto a área de pecuária diminuiu, dando espaço para a agricultura, temos sistemas como integração, lavoura pecuária, que otimizam a produção de ambas, tanto da produção de carne quanto do setor bovino e o milho. E a soja também têm ajudado cada vez utilizarmos menos áreas para a pecuária, com maior produção de carne, já que o farelo de soja tem um grande teor de proteína e o milho serve como fonte de fibra e energia através da sua fonte de carboidrato na alimentação animal, aumentando a produtividade”, disse o presidente da Aprosoja MT.

O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, destacou a relevância das parcerias institucionais e o papel conjunto de entidades como a Aprosoja MT na promoção internacional do agronegócio mato-grossense.

“O Imac sempre está nessa agenda internacional, principalmente Ásia e Oriente Médio, promovendo a carne de Mato Grosso, falando em segurança alimentar, em segurança climática, e a gente sempre encontra o pessoal da Aprosoja MT junto, falando temas parecidos sobre a cadeia da soja e do milho, então essas parcerias que fazem o Mato Grosso ser mais forte”, ressaltou Caio.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o Congresso reforça a posição do estado como referência mundial na produção de proteínas animal e vegetal.

“Nós estamos aqui no Congresso Mundial da Carne, um evento internacional com representante de mais de 20 países, que está acontecendo aqui em Mato Grosso, em Cuiabá, a capital do negócio mato-grossense, porque nós somos uma referência mundial, não só na produção de proteína animal, como também na produção de proteína vegetal. Se não fosse a soja, não fosse o milho, nós não teríamos como sermos grandes produtores de bovinos, de suínos, de aves. Então, o agronegócio mato-grossense é uma referência mundial de sustentabilidade, de qualidade e de preço justo”, pontuou César Miranda.

No estande da Aprosoja MT, os participantes percorrem um circuito interativo que explica toda a cadeia produtiva dos grãos, desde o plantio até a industrialização. O público pode compreender como os insumos são fundamentais para o desempenho da pecuária e visualizar um mercado com produtos derivados de soja e milho que estão presentes no dia a dia das pessoas.

O coordenador da Comissão de Logística da Aprosoja MT, Mateus Goldoni, destacou a receptividade do público e a experiência imersiva proporcionada pelo estande.

“Para quem presenciou e passou no estande da Aprosoja MT, aqui nesse tão grandioso evento, pode ver da onde, desde o princípio. Que você planta, até que você colhe, até que são industrializados produtos, vários produtos que têm uma dimensão que muitas vezes o consumidor não sabe que contém soja e milho.”

Com participação ativa e foco na integração entre agricultura e pecuária, a Aprosoja MT reforça no Congresso Mundial da Carne o papel estratégico de Mato Grosso como protagonista na produção de proteínas para o mundo, unindo eficiência, sustentabilidade e inovação.

Por Fernanda Trindade - Assessoria de Comunicação
Foto: Mateus Dias / Aprosoja MT

Nenhum comentário: