Com as bebidas de soja oferecidas pelo programa, atendidos pela instituição recebem o apoio alimentar de que precisam para fortalecer seu desenvolvimento.
A parceria entre o programa Agrosolidário, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), e a Associação Pestalozzi Escola Raio de Sol, do município de Juara, tem feito a diferença na comunidade. Com as bebidas de soja oferecidas pelo programa, pessoas com deficiência atendidas pela instituição recebem o apoio alimentar de que precisam para fortalecer seu desenvolvimento.
Além do suporte alimentar, a entidade também promove atividades educativas e lúdicas a 64 pessoas com deficiência de todas as idades. Segundo o presidente da instituição, Fileno de Souza, o apoio do programa é essencial para que os atendidos, muitas vezes em situação de vulnerabilidade social, tenham segurança alimentar.
“Essas crianças vêm de famílias com baixa condição financeira, então nosso trabalho é acolher e atende-las com carinho e dedicação. O suplemento de soja foi muito bem-vindo. Agradecemos à Aprosoja MT, à diretoria e a toda a equipe por nos proporcionar esse apoio na alimentação. Foi uma contribuição muito importante e de grande valor”, diz Fileno.
A entidade contribui para que os alunos tenham mais qualidade de vida e possam se desenvolver, conquistando autonomia nas atividades do dia a dia. A secretária da associação, Marlida Weber de Oliveira, explica que o objetivo é promover o desenvolvimento respeitando os limites dos alunos.
“Nosso trabalho é voltado para o dia a dia deles. Como nossos alunos têm suas dificuldades, trabalhamos essas questões em sala de aula por meio de atividades lúdicas, como pequenos teatros, para que eles compreendam melhor o que precisam fazer em sua rotina, como alimentação, higiene pessoal e vestuário. Isso os ajuda a realizar tudo isso sozinhos, respeitando suas limitações e desenvolvendo suas habilidades”, explica Marlida.
Antonia Assunção Silva trabalha como cozinheira da associação há quatro anos e chega cedo para garantir que os alunos estudem bem alimentados. Ela acredita que a bebida fortalece o aprendizado dos estudantes.
“Chego por volta das seis e meia da manhã e preparo o café da manhã, com bolo, pão, às vezes chá. Às vezes, na terça-feira, é o suplemento de soja ou suco, e na quinta-feira eu preparo o suplemento de soja com leite. Eles tomam tudo, não têm muita preferência, e gostam de tudo que é servido, aceitam bem. O suplemento é mais forte, sacia mais. Principalmente no almoço, a gente percebe que eles repetem, mas com a bebida de soja já não repetem tanto, porque ela é bem nutritiva, bem sustentável”, relata Antonia.
O aluno Kaio José Cruz, de 28 anos, estuda na instituição há sete anos e conta que a bebida o deixa mais forte para realizar as atividades que tanto gosta.
“A gente chega, tem aula, depois tem o lanche. Aí escova os dentes, tudo certinho. Eu gosto de ver as coisas e pintar, jogar bola também. Com a bebida eu fico forte. Minha favorita é a de leite com chocolate”, conta o aluno.
A Aprosoja MT reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e a promoção da inclusão. A parceria com a Associação Pestalozzi Escola Raio de Sol é um exemplo de como o setor produtivo pode contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida.
Por Ana Frutuoso - Assessoria de Comunicação
Foto: Mateus Dias/Aprosoja MT.
Ouça na Rádio Aprosoja MT:
Assista nas redes sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário