Governo de MT cria Comitê Estadual da Educação Profissional e Tecnológica

Medida possibilitará a criação de estratégias alinhadas na oferta de cursos no Estado.

O Governo de Mato Grosso criou, nesta semana, o Comitê Estadual da Educação Profissional e Tecnológica. Conforme decreto publicado no Diário Oficial, o grupo será de instância consultiva e de assessoramento para integrar gestores de instituições do setor e otimizar a aplicação dos investimentos públicos.

Além da Seciteci, o comitê é composto pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

O comitê também viabilizará o planejamento conjunto entre as instituições participantes, que poderão utilizar, de forma compartilhada, os espaços físicos e equipamentos existentes, bem como analisar a viabilidade de evitar, sempre que possível, a oferta de cursos em duplicidade nas mesmas localidades.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, afirmou que a oficialização será crucial para promover a articulação, desenvolvimento e melhoria contínua da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

“Esse colegiado possibilitará a troca de experiências, a definição de diretrizes e a implementação de ações coordenadas entre as diversas instituições, visando a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e para a sociedade”, destacou.

A Seciteci é representada pelo secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, e a superintendente de Regulação e Supervisão da Educação Profissional e Superior, Albéria Cavalcanti. O IFMT, pela pró-reitora de Ensino, Luciana Maria Klamt, e o diretor da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Lucas Santos Café.

O Senai integra a comissão com o diretor regional, Carlos Braguini, e o gerente de Educação Profissional e Superior, Marcos Vinicius Ribeiro. O Senac é representado pelo diretor regional, Edson Dahmer da Silva, e a diretora de Suporte e Relacionamento Institucional, Lidiane Silva Pereira Lino.

Outras instituições parceiras poderão futuramente compor o comitê desde que ofereçam cursos de Educação Profissional e Tecnológica em parceria com o Governo de Mato Grosso.

A oficialização do comitê já havia sido anunciada no 1º Encontro de Gestores das Instituições de Inovação Tecnológica e ofertantes de Educação Profissional Técnica, promovido pela Seciteci em junho. O grupo terá reuniões bimestrais, além de equipes de trabalhos temáticos, que garantirão a continuidade das discussões e à implementação de ações práticas.

Texto: Gabriel Vieira
Foto: Ascom Seciteci

Fonte: Teonas de Meneses Moura - Comunicação SECITECI - MT

Nenhum comentário: