A qualificação profissional pode dar um norte, uma profissão, mas pode ir muito além disso, significando uma nova possibilidade, uma oportunidade de mudar circunstâncias. Para a senhora Elenir Kachniasz, 60 anos, e sua filha Endy Kachniasz, 29 anos, o curso de Confeitaria Natalina ofertado gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem em Mato Grosso (Senac-MT), em Cuiabá, representa uma nova perspectiva.
Elenir conta que sua filha Endy tem um quadro de epilepsia e que, por conta disso, não consegue manter um trabalho fora. Ela e a filha matricularam-se para que pudessem fazer algo que gostam, juntas, e desenvolver uma renda para Endy.
“Escolhi o curso por aprendizado, fazer receitas para minha família, mas com objetivo maior de ajudar minha filha a ter uma renda. Queremos empreender de casa e vender pela internet”, disse Elenir.
Endy fala, ainda, que gostou de fazer parte da turma que finalizou no dia 6 de dezembro, aos comandos do instrutor do Senac, Welton Saraiva.
“Eu gostei bastante, estou em busca de aprender mais para desenvolver as receitas. Encontrei algo maior, uma possível profissão”, aponta Endy.
As alunas Cristina Miney, 64 anos, e Ocleunice Barbosa, 62 anos, compartilharam que escolheram fazer parte da qualificação rápida, ministrada na Igreja Nossa Senhora da Paz, também na capital, para produzir para seus familiares doces gostosos nas festividades.
“Eu vim para fazer para a família, mas é assim que começa um negócio. Você faz, as pessoas gostam, começam a encomendar, indicar e você começa a produzir, quando vê já tem uma produção”, afirma a aluna Cristina.
Em dezembro, a unidade Boa Esperança do Senac-MT realizou dois cursos de Confeitaria Natalina, com carga horária de 24 horas. Cerca de 50 alunos realizaram a capacitação, que aconteceu em locais parceiros da unidade.
O instrutor Welton Saraiva explica que os alunos puderam vivenciar uma experiência culinária completa com ingredientes tradicionais e contemporâneos.
“Nós buscamos atender tanto iniciantes quanto os apaixonados pela confeitaria em busca de aperfeiçoamento. Trouxemos práticas criativas e alinhadas com o mercado, dentro dos nossos princípios Senac. Promovemos a experiência culinária e a visão crítica e técnica para levar a magia do sabor natalino”, disse o instrutor.
Ao longo da formação, os alunos vivenciam experiências que estimulam autonomia, inovação e a aplicação direta dos conhecimentos, preparando-os para atuar em diferentes contextos, seja produzindo de casa, atendendo encomendas ou expandindo seu portfólio profissional. Mais que ensinar receitas, o curso inspira a criação de produtos únicos, saborosos e visualmente marcantes.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário Wenceslau Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)
Contato: Maju Souza

Nenhum comentário:
Postar um comentário