Produtores aprovaram três novos núcleos e debateram assuntos relacionados aos desafios da atividade agrícola.
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou nesta quinta-feira (04.11) a última Assembleia Geral de 2025, reunindo mais de 300 associados de todas as regiões do estado. O encontro marcou o encerramento da semana de reuniões da entidade e definiu temas estratégicos para o próximo ano, como aprovação do orçamento, alinhamento das pautas prioritárias e a criação de três novos núcleos.
O vice-presidente, Luiz Pedro Bier, destacou que a Assembleia reforça o papel da entidade como representante da classe produtora e como espaço de construção coletiva. “A função primordial da Aprosoja Mato Grosso é a representação de classe. Com informações de todas as regiões, conseguimos identificar as demandas comuns e lutar por elas nos âmbitos estadual e federal”, afirmou. Segundo Bier, em períodos de maiores dificuldades no campo, a participação dos produtores se torna ainda mais necessária. “Este é um momento desafiador para a agricultura. É justamente quando precisamos estar mais unidos, organizando argumentos e estratégias para enfrentar os problemas do dia a dia.”
O associado de Querência, Laerson Dessbessel, esteve pela primeira vez na Assembleia e destacou a relevância da participação. “Achei muito interessante a discussão das pautas, isso nos ajuda muito. Seria importante que mais agricultores participassem e conhecessem todo o trabalho realizado pela entidade. Eu me sinto muito representado, a Aprosoja MT faz um excelente trabalho”, afirmou.
Os associados também aprovaram a criação dos núcleos de Itanhangá, Nova Ubiratã e do Núcleo Regionalizado Entre Rios, que reunirá produtores de Matupá, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e Novo Mundo. Para o vice-presidente Norte, Diogo Balistieri, a expansão demonstra o fortalecimento da entidade.
“Chegamos agora ao final do ano com a demanda de mais três novos núcleos. Isso mostra a pujança do Mato Grosso, o crescimento desses municípios tanto em associados quanto na área produtiva e a Aprosoja MT está junto com esses novos núcleos, trazendo as demandas dos produtores e agora, com seus delegados, poderão participar ainda mais das nossas reuniões, discutindo junto com os demais núcleos da entidade”, afirmou.
A conselheira fiscal da Aprosoja MT e delegada do núcleo de Primavera do Leste, Juliana Barbosa, reforçou que a participação dos produtores nos processos de decisões é fundamental para garantir alinhamento entre as necessidades do campo e o trabalho da entidade.
“É muito importante que os produtores participem. A associação é nossa, movida pelas nossas necessidades e desafios. Estar aqui significa entender de perto o que está sendo feito, opinar e contribuir.” Juliana também lembrou que momentos como a Assembleia e as reuniões de comissões fortalecem a representatividade das regiões. “Temos demandas que atingem diferentes partes do estado, como a questão da redemarcação de terras indígenas. É algo que afeta produtores da região norte, mas também impacta nossa região. Quando discutimos juntos, a união faz diferença e conseguimos conquistar resultados que não alcançaríamos individualmente.”
A assembleia também contou com a participação do empreendedor e palestrante Geraldo Rufino, que encerrou o encontro com uma fala marcada por reconhecimento ao trabalho dos produtores e pela valorização do papel do campo no desenvolvimento do país.
“Mato Grosso, é onde começa parte desse Brasil que dá certo, graças a união dos produtores, que alimentam não só esse país, mas que alimenta 1/4 do mundo. Eu posso os chamar de heróis brasileiros”, afirmou.
Rufino destacou que, enquanto o mundo discute inovação, automação e inteligência artificial, o produtor continua trabalhando para levar alimento à mesa de milhares de pessoas. “Graças a esses associados da Aprosoja MT, esse time de gigantes que trabalha dia a dia, de sol sol para alimentar o mundo, que precisa desses heróis brasileiros. Esses produtores são amigos de quem tem o mínimo de sensibilidade para perceber que sem eles, não paramos em pé. Temos que valorizar mais o homem do campo, porque com o trabalho deles, nós conseguimos dar continuidade ao nosso propósito”, completou.
Com debates estratégicos, ampliação da representatividade e participação ativa dos associados, a Assembleia Geral reforçou o diálogo entre produtores e diretoria e reafirmou o papel da Aprosoja MT como entidade articuladora das demandas do setor.
Por Bruna Lima Brito Damasceno - Assessoria de Comunicação
Foto: Bruno Lopes / Aprosoja MT
Ouça na Rádio Aprosoja MT:
Confira aqui:
Veja as fotos:

Nenhum comentário:
Postar um comentário